Como a maioria das pessoas tem um tempo limitado para mochilar - geralmente 1 mês de férias - conhecer tudo o que se quer em um mochilão se torna praticamente impossível.
Então, como filtrar todas as opções e tornar seu roteiro pela Europa enxuto?
Como eu já havia dito antes: LENDO MUITO! Essa é a melhor forma de saber o que há de bom em uma cidade e se vale mesmo a pena gastar tempo e dinheiro se deslocando até lá. Nessa hora, o Google ajuda bastante!
Outro critério que você pode utilizar é definir um tema para a sua viagem. Por exemplo, conhecer cidades religiosas, ou cidades da Toscana, ou cidades com uma vida cultural rica. Tudo depende muito do espírito do seu mochilão e do que você quer aprender na viagem.
Em um primeiro roteiro, as cidades pretendidas eram:
- Atenas
- Roma

- Milão
- Zurique
- Berlim
- Colonia
- Amsterdan
- Londres
- Liverpool
- Dublin
- Kilkenny
- Paris
- Avignon
- Madrid
- Lisboa.
Organizei o roteiro de uma maneira que eu pudesse atravessar a Europa de trem. Peguei um mapa do continente e marquei todas as cidades, e depois defini a ordem de visitação por proximidade geográfica.
Mostrei o que pretendia fazer ao membros da comunidade "Mochileiros na Europa" e recebi sugestões de incluir Veneza, Praga e Barcelona.
Pesquisei sobre essas cidades e realmente achei interessante conhece-las. Mas o roteiro já estava se tornando grande demais.

A carga cultural adquirida em um mochilão desses é gigantesca! E conhecer os pontos mais importantes da história da humanidade, toda a cultura e forma de viver naquele continente é realmente excitante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário