quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Mochilão pela Europa: Organizando o Roteiro

A Europa é um continente maravilhoso não somente pelas belezas arquitetônicas e pelo seu infinito valor histórico, mas também pelas belezas naturais. Há muita coisa para se explorar e, por isso, não é fácil a missão de organizar o roteiro do seu mochilão.

Como a maioria das pessoas tem um tempo limitado para mochilar - geralmente 1 mês de férias - conhecer tudo o que se quer em um mochilão se torna praticamente impossível.

Então, como filtrar todas as opções e tornar seu roteiro pela Europa enxuto?

Como eu já havia dito antes: LENDO MUITO! Essa é a melhor forma de saber o que há de bom em uma cidade e se vale mesmo a pena gastar tempo e dinheiro se deslocando até lá. Nessa hora, o Google ajuda bastante!

Outro critério que você pode utilizar é definir um tema para a sua viagem. Por exemplo, conhecer cidades religiosas, ou cidades da Toscana, ou cidades com uma vida cultural rica. Tudo depende muito do espírito do seu mochilão e do que você quer aprender na viagem.

Em um primeiro roteiro, as cidades pretendidas eram:

- Atenas
- Roma
- Milão
- Zurique
- Berlim
- Colonia
- Amsterdan
- Londres
- Liverpool
- Dublin
- Kilkenny
- Paris
- Avignon
- Madrid
- Lisboa.

Organizei o roteiro de uma maneira que eu pudesse atravessar a Europa de trem. Peguei um mapa do continente e marquei todas as cidades, e depois defini a ordem de visitação por proximidade geográfica.

Mostrei o que pretendia fazer ao membros da comunidade "Mochileiros na Europa" e recebi sugestões de incluir Veneza, Praga e Barcelona.

Pesquisei sobre essas cidades e realmente achei interessante conhece-las. Mas o roteiro já estava se tornando grande demais.

Pesquisei e descobri que não valia tão a pena passar uns dias em Colonia e em Liverpool. Além disso, Zurique só vale a pena ser visitada se for no inverno. Cortei as três do roteiro. Ainda pesquisando com os membros da comunidade, descobri que eu conheceria boa parte do que há em Avignon em apenas 1 dia e que poderia pegar um trem de lá direto para Barcelona. Pois bem, meu roteiro começou a se definir.

A carga cultural adquirida em um mochilão desses é gigantesca! E conhecer os pontos mais importantes da história da humanidade, toda a cultura e forma de viver naquele continente é realmente excitante!

Nenhum comentário: