quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Porque ir para a Europa?

Encontrei um tópico muito interessante na comunidade "Mochileiros na Europa". Leiam:

O que realmente se faz no turismo da europa

Olá Pessoal. Estou indo para Portugal daqui algumas semanas e ainda não entendi o turismo na Europa. Aqui no Brasil a gente vai a praia, nada, corre (ou fica de boa) na areia, come um camarãozinho empanado com areia. Se for no mato, a gente entra na cachoeira, faz trilha, rapel. A noite toca violao em volta da fogueira, etc. Em resumo, interagimos com a natureza.

E na Europa, fora as baladas (que são caras) e os prédios históricos (que é o único assunto que vejo nos posts), o que tem de legal pra fazer? Ex: Paris, Roma, Madri e Londres. O que vale a apena FAZER/VISITAR realmente nestas cidades?Um abraço!

Bem legal a sua dúvida!
Tem muita gente que acha que se faz turismo da mesma forma em todos os lugares. É legal você ter a consciência de que ir à Europa é diferente de ir à praia ou para o mato aqui no Brasil.

A Europa é uma região onde a ocupação humana é mais antiga e mais intensa que no Continente Americano. Em razão disso, o turismo no Velho Continente se concentra principalmente em ambientes urbanos e sítios arqueológicos (muitos destes sítios ficam dentro das próprias cidades).





Os milhares de anos de civilização deixaram um legado arquitetônico e arqueológico muito grande no Continente Europeu. Em razão de sermos uma nação originada a partir de um esforço colonizador europeu, muito desse legado é também parte de nossa história. Visitar os sítios arqueológicos é visitar parte de nossas origens.
A posição ocupada pela Europa como berço e centro da Civilização Ocidental torna esse Continente como um dos grandes pólos irradiadores de cultura para o resto do Mundo. Muito do conhecimento e das idéias hoje aceitas universalmente nasceram e se espalharam a partir de lá.





Por outro lado, se a Europa tem um passado rico, tem um presente muito dinâmico e segue muitas das tendências contemporâneas. As baladas são, talvez, o melhor exemplo disso. Não é por acaso que os mais jovens voltam para o Brasil apaixonados pelas baladas européias.





Assim, a Europa é um lugar onde o antigo e o moderno convivem harmonicamente. Vc vai encontrar dispositivos de alta tecnologia instalados dentro de construções milenares, vc vai ver as pessoas cultivando hábitos mantidos há dezenas de gerações e, ao mesmo tempo, vivendo plenamente a vida contemporânea.





Por essas características, uma viagem à Europa é melhor aproveitada por quem tem uma boa bagagem cultural. Para os que possuem bons conhecimentos de História, Geografia e Cultura Geral, os prédios históricos são mais que "lugares antigos". Ter consciência de que se está no palco onde ocorreram os desenlaces mais importantes da História do Ocidente torna a viagem muito especial.

Belezas Naturais
Apesar dos aspectos humanos serem os que prevalecem dentre os interesses turísticos, a Europa tb oferece um grande número de belezas naturais. Há espetáculos muito generosos oferecidos pela natureza européia como os fiordes noruegueses, a costa escarpada da Grécia, os Alpes, o pôr-do-Sol em Roma...Meu conselho é que vc estude antes de ir à Europa. Aprenda sobre os lugares e sobre a História deles. Isso vai tornar sua viagem muito mais rica e interessante.


Endereço do tópico: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=71996&tid=2550539339177022851

Europa é demais né pessoal?!

Estou pesquisando sobre os hostels... Vai ser demais essa viagem!

Amanhã estou de volta!

Abraços!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, uma pessoa que faz uma pergunta dessas, é melhor ficar calada.Infelizmente, a ignorância mata mais que a fome no Brasil.

Anônimo disse...

Realmente, achar que a Europa tem apenas prédios antigos, sim é ignorância, mas não uma TOTAL ignorância, pois a pessoa que fez essa pergunta teve a intenção de aprender mais e gerou um bom post... ignorância maior são as respostas ofencivas e sem maiores conteúdos. discriminação também mata. abraços