quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Mochilão pela Europa - Custo médio


Tenho certeza de que meus amigos, futuros mochileiros, já estão muito animados para conhecer as diferentes culturas, lugares e belezas da Europa, e que já estão contando os segundos para embarcar para o seu primeiro mochilão pelo velho continente.
Mas há uma coisa que não podemos esquecer de perguntar enquanto estivermos planejando a viagem: quanto custa tudo isso? Viajar pela Europa com uma agência de viagem não é barato. Mas, e de mochilão? Digamos que não fique barato, mas o custo benefício é melhor.
Existem vários fatores que podem definir o custo do mochilão: o tipo de hospedagem, a sua alimentação, o quanto você planejou e até mesmo o quanto você está disposto à abrir mão de um certo conforto.
A verdade é que o custo de um mochilão pela Europa depende muito do dólar. Isso porque a cotação do euro para o real é uma cotação cruzada - depende da taxa de câmbio de euro para dólar e do dólar para o real. Por isso, quando o dólar estava abaixo dos R$1,80 o valor era baixo.
Gasta-se em média 50 euros por dia durante o seu mochilão na Europa - incluindo alimentação, hospedagem e passeios. Hostels custam em média 15 euros. Para alimentação, gasta-se mais ou menos o mesmo. E, com os 20 euros que sobram, paga-se a entrada nas atrações e os passeios.
No caso, se tudo sair como eu planejo, serão 30 dias de mochilão pela Europa – o que dá 1.500 euros. Em reais, vai depender muito da cotação do dia. Com esse vai e vem dos mercados internacionais, nunca se sabe o quanto vai pagar.
Lembrando que esse valor não inclui a passagem Brasil-Europa, e nem o valor pago com o transporte dentro do velho continente.
Até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Emílio! Vi que você esteve pedindo sugestões sobre mochilão na Europa e resolvi dar uma passada por aqui!

Estou por aqui já faz uns 5 meses, se quiser depois passa lá no meu blog para ver o que fiz por aqui!

Como sugestão para economizar um pouco em Praga é trocar o hostel pelo Riverbank. Ele é muito lindinho e vai sair umas 60 coroas mais barato do que o Rosemary. Aposto que sua namorada vai gostar bastante de lá! Além do mais você tem uma cozinha completa disponível e dá para fazer umas refeições por lá e economizar um pouco mais!

Bom, é isso!

Abraços e boa sorte com seu planejamento!